es-Vacinação - o que preciso saber?

13.12.2017

Alguns estados brasileiros têm registrado alguns casos de febre amarela e, por esse motivo mais e mais países têm exigido a certificação dessa vacina para autorizar a entrada no país.


Se você ainda não se protegeu contra a febre amarela é bom fazê-lo logo.         A vacina está disponível nos postos de saúde e a imunização ocorre 10 dias após a aplicação. 

É conveniente mesmo se pretende se deslocar dentro do Brasil, prevenir é melhor que remediar.

Ao ser vacinado, você receberá em seu cartão de vacinação uma chancela onde constará data de administração da vacina, o lote da mesma, a assinatura do profissional que a aplicou,  e a identificação do posto de saúde (como está na foto), assim como a data que deve ocorrer a segunda e última dose.

Esse cartão deve ser apresentado  nos Centros de Orientação para Saúde doViajante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para obter o CIVP - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

Para agilizar a emissão o interessado deve efetuar um pré-cadastro  https://www.anvisa.gov.br/viajante , clicar na opção cadastrar novo ou cadastro e irá aparacer uma tela para preenchimento (como a da foto2), será gerado um login automaticamente, você escolhe uma senha e receberá um e-mail com orientações. 

Eu aproveitei para fazer meu cadastro agora.

Os países que exigem a vacinação constam da lista da Organização Mundial de Saúde. 

O portal da ANVISA oferece várias informações interessantes para o viajante.

https://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

figura2 - dados do cadastro ANVISA
figura 1 dados da vacinação