es-Documentos Necessários

06.01.2018

Passaporte, Visto, RG, Carteira de Habilitação...

Talvez seja tarde para tratar desse assunto. O fato é que eu já tenho passaporte válido, RG com menos de 10 anos de emissão, minha CNH está dentro do prazo de validade e nem pretendo dirigir e tenho visto americano e canadense. Pretendo tirar visto para ficar mais de 3 meses em Portugal em 2018, e já comecei a papelada.

Então, se você ainda não providenciou os documentos na situação acima, melhor começar, ou sua viagem vai 'melar'. O certo é manter sempre em dia a documentação, oportunidades surgem sem dar avisos.

Mas para você que só tem o RG (emitido há menos de 10 anos)em bom estado de conservação e ainda assim quer fazer uma viagem para o exterior, um consolo, existem 9 países pelos quais você pode transitar sem precisar de passaporte. São eles: Argentina(90), Bolívia(30), Chile(90), Colômbia(180), Equador(90), Paraguai(90), Peru(90), Uruguai(90) e Venezuela(60). Os prazos de permanência sem visto variam de 30 à 180 dias.

Seus documentos pessoais assim como dinheiro e cartões de crédito devem ser mantidos em segurança, com você. Aconselha-se não deixar tudo junto e manter um registro fotográfico, enviado para seu e-mail, por exemplo, de todos estes documentos, caso ocorra algum incidente. Se viajar só com RG, nas alfândegas receberá um papel com o carimbo referente sua entrada. Não o perca. É a garantia de sua tranquilidade. Assim sendo, prefiro o passaporte. Além de gostar de manter o registro dos lugares por que passei carimbadinhos. Mais fotos, souvenirs (quando possível) e as lembranças.

A nossa CNH permite dirigir em uma infinidade de países, mas se quiser se certificar e obter uma habilitação internacional, chamada de PID(Permissão Internacional para Dirigir), siga as orientações do site:  https://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=161

Agora, para retirada de vistos, cada país tem suas exigências diferenciadas, o ideal é procurar uma agência especializada, mas você pode conferí-las no site:

https://www.brasil.gov.br/turismo/2012/04/confira-as-regras-para-retirada-de-vistos-em-diversos-paises