es-Croa do Goré e Ilha dos Namorados - Aracaju (SE)

22.01.2018

Saindo da Orla do Por do Sol, esse passeio de catamarã entre rio e mar, impressiona!

Contratamos na tarde do dia 17, no hotel Dellmar onde ficamos hospedadas, com a agência de turismo Toptur, o passeio para Croa e Ilha dos Namorados com traslado por R$100,00 por pessoa.

Pontualmente, às 8h da manhã seguinte encostava a van em frente ao hotel. No cais da Orla, recebemos pulseiras para identificar os passageiros pois é possível fazer o passeio de lancha, somente para a Croa do Goré. E também é possível ir de carro até lá e contratar diretamente com a operadora do passeio. A pulseira ajuda a identificar os passageiros do catamarã na Croa.

A primeira parada foi na Croa do Goré (elevação de terra no meio de rio ou mar onde se manifesta o crustáceo Goré, um pequeno caranguejo). Isso é determinado pela tábua das marés, pois a croa fica encoberta na maré alta.

Lá existe uma estrutura de bar com quiosques, redes, stand up, o caranguejo pode ser visto nas partes com água, na areia pequenos buracos por todo lado com os filhotes, que se escondem conforme no movimentamos, e na água caranguejo ermitão carrega sua concha para todo lado.

Em volta, ilhas de manguezais abrigam uma rica fauna. Pude observar a presença de garças e outras aves pescadoras enquanto fazia o stand up , eu?

Mais ou menos, por R$25,00 o Pablo, um lindo e simpático mulato de olhos verdes como bolas de gude, remou minha prancha enquanto eu fotografava sentada confortavelmente. Ele me garantiu que eu não cairia na água. E eu acreditei, louca pela aventura. E ele garantiu minha segurança e um passeio delicioso. Parada de uma única horinha, achei pouco, da próxima vez irei de lancha.

Próxima parada, Ilha dos namorados, fica entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico, também é encoberta pela maré alta. No caminho passamos sob a Ponte Joel Silveira, depois dela o único trecho com balanço de ondas. A ilha tem instaladas diariamente rede para volei de praia, redes para descanso na água, bóias, piscina infantil, mesas, cadeiras. O mar forma, nos desníveis do terreno, pequenos lagos, onde avistamos mais gorés e peixinhos. Ali pedimos almoço ou petiscos, que saíam de um bar, preparados na hora. Fomos instruídas pela Toptur a comer petiscos, que são preparados mais rapidamente e assim pudemos explorar com mais tempo o local. Comi dois pastéis, um de caranguejo e outro de camarão, com um suco de graviola. Minha mãe pediu um pastel de queijo e uma porção de macaxeira frita. (macaxeira=mandioca ou aipim) O pastel é em forma de meia-lua com diâmetro de aproximadamente 12cm, pequeno, mas muito bem recheado. Gastamos R$42,00.

Antes da refeição chegar, resolvemos tomar um banho de rio, minha mãe milagrosamente entrou na água. Depois do almoço, voltei para lagoa, agora sozinha, enquanto todos os demais almoçavam ou se divertiam no rio ou jogando bola. Sem o celular para registrar, mas com a quietude, os caranguejos estavam aos montes, nadando tranquilos e um cardume de pequenos peixes prateados, foi fugindo com minha aproximação. Lindo.

Resolvi tomar mais um banho no rio, de água salgada ali, dada a proximidade do mar. E com uma correnteza que carrega para longe da margem. Apesar da presença do salva-vidas, voltei rapidinho na primeira vez que meus pés perderam o chão.

Duas horas depois da chegada, embarcamos para o retorno à terra firme.

Antes que embarcassem os demais passageiros fiz umas fotos sozinha com minha mãe, fomos até a cabine do comandante e ela arriscou pose ao leme. Tirei foto com o único homem que me deu bola durante toda a viagem, esse alemão do boné, de poucas ou nenhumas palavras, mas grande e forte. Gosto de homens discretos. Rs Na volta, muitos se deitaram pelos bancos, o cansaço já se observava na quietude geral. Um dos passageiros que sentou ao nosso lado, e conversou bastante conosco, se ofereceu para tirar umas fotos minhas quando viu meu esforço para fazer umas selfies . Ficaram ótimas. Obrigada André Gaya.

No retorno, às 14h pontualmente, lá estava a van da Toptur nos esperando.