es-Aquecendo os motores II

02.12.2017

A preparação para uma viagem é o início dela para quem se incumbe do roteiro. 

Eu especialmente, gosto muito de antecipar os passeios, programando quase tudo, deixando bem pouco ao acaso.

Gosto de conhecer a história ou lendas locais, saber das manifestações folclóricas, nas artes plásticas, culinárias,  na música ou na dança, e procuro agendar participação em algum evento, mesmo que para turista ver. Ir à Buenos sem ver um espetáculo de tango, torna o passeio incompleto, a meu ver, mas participar de uma milonga te coloca em contato com os hábitos da população.  

Onde comer bem e barato, ou um jantar especial imperdível, uma casa de dança, um café da roça ou pinga direto no alambique, uma degustação, um espetáculo teatral, um ônibus turístico, uma exposição... Procuro saber o que estará acontecendo naquele lugar nas datas que planejei estar por lá. O que é de graça e em qual dia e horário, o que dá desconto com a compra antecipada, ou aquilo que tem número limitado de participantes, como subir o huaynna picchu, que libera a entrada de 400 pessoas por dia, metade de manhã e metade a tarde, e impossível adquirir o direito ao ingresso na hora.

Impressões sobre os melhores lugares a serem visitados, ou os melhores horários para se fazer aquele passeio, como assistir o por do sol na Ponta do Seixas, na Praia do Jacaré ouvindo Bolero de Ravel. Também sobre os melhores hotéis ou hostels em questão de acomodação ou atendimento.

Tudo isso dá muito trabalho, ir montando uma planilha com local e horário para cada evento, com endereço e telefone de contato, observações de como se deslocar de um lugar para outro, com atenção à logística, para ter a melhor relação custo/benefício.

Vou iniciar com vocês a preparação para minha próxima viagem que antecede o mochilão.

Será uma viagem de 14 dias por parte do Nordeste brasileiro, as reservas de hotel já foram feitas através de um Clube de Turismo do qual sou sócia há 25 anos: a Bancorbras Turismo. Pago mensalmente e tenho direito a 7 diárias em hotéis conveniados, em apartamento duplo, por título adquirido. Viajarei com minha mãe.

Iremos de avião de São Paulo a Maceió (AL), onde dormiremos a primeira noite, depois com carro alugado na Localiza, iremos para Barra de São José (AL), de lá para Canindé de São Francisco (SE),  Itabaiana (SE), Aracaju(SE), Salvador (BA), Penedo (SE), Maceió (AL). A viagem terá início em 09 de agosto e término dia 23 de agosto. O carro já foi pré-reservado.

Então, a primeira coisa que fiz foi definir os principais destinos, Barra de São José para iniciar e Salvador para terminar, depois fui atrás das passagens, consegui trocar pontos do dotz de minha mãe para a compra da primeira, tive que ajustar datas de ida e volta para obter o melhor preço em voos diretos. A ideia inicial era ir dia 10 e voltar em 21 de agosto.

Assim, reservei hotel para pernoite em Maceió, e inclui Penedo no caminho de volta para Maceió, que fica na divisa entre os estados de Sergipe e Maceió e lá podemos chegar até o "pantanal sergipano". Depois fui incluindo as demais paradas, em pontos turísticos que minha mãe ainda não conhece, e alguns lugares para visitar parentes e amigos (as três capitais).

Canindé do São Francisco do lado sergipano e Piranhas do lado alagoano, dali saem os transporte fluviais para o Canyon do São Francisco. Em Itabaiana podemos visitar o maravilhoso Parque dos Falcões.

Mas ainda vou construir a planilha de atividades e vou passando o processo. Até mais.